Porque sentimos a culpa, mesmo não sendo nossa?
O sentimento de culpa é o pior, porque mesmo não temos feito nada as pessoas jogam suas frustrações em nós.
Desde de sempre depois de nascermos talvez ouvimos de nossos pais ou familiares que vivem conosco coisas bem desagradáveis, o problema não é que seja desagradável, mas sim que seja algo jogado diretamente à você como uma frustração adulta, que não você não é responsável por isso. Muitas das vezes acontece de mães falarem que tiveram que abandonar seus sonhos porque tiveram filhos cedo e isso "estragou” elas não só seus sonhos mas até partes suas físicas, e algumas mães jogam isso pros seus filhos como se fossem culpa deles de terem nascido e suas vidas terem mudado, mas não, não é sua culpa.
Por muitas vezes muitas pessoas acabam tendo pais separados, e acabam sempre sentindo falta de uma parte seja materna ou paterna, nós falamos que não, mas na realidade sempre sentimos. Em muitas das vezes, dependendo do caráter essa parte que falta ou ela some ou depois de uns anos aparece querendo tentar uma aproximação e a gente recua, oque é completamente normal, pois já aprendemos a viver sem a comunicação com aquela parte materna ou paterna. Além disso, quando reaparecem a gente até da bola, mas à gente não quer que essa parte tente ser algo que não foi em nossa infância, até porque ela já passou.
E é nessa parte que sentimos uma culpa e um remorso por muita das vezes, pois vimos a pessoa tentar e tentar e não damos espaço pra ela conseguir, até porque já foi. Porém, temos que ter uma autociencia, e pararmos de pensar em uma culpa que não é nossa, e muitas das vezes nós sentimos tão mal de ver a pessoa tentar e a gente fingir que não é conosco, e é aí que o sentimento culposo de não se perdoar daquilo que não foi oque fizemos surge forte. Entretanto não existe só o sentimento de culpa nessa situação, mas em outras também, como quando deixam uma responsabilidade enorme em cuidar de algo que não era pra você está cuidando, mas sim as devidas pessoas que eram realmente para cuidar e para se livrarem de algo, jogam para você.
E aí nós pensamos “E agora?” até porque temos uma vida para fazer e seguir, também temos sonhos e não queremos ser adultos frustrados, aí vem a todos aqueles nossos planejamentos de vida e a gente pensa e depois quase desiste, pois pra fazermos nossas vidas temos que abandonar aquilo que as outras pessoas deveriam estar cuidando realmente, e não a gente. Nós como seres humanos podemos ser muito emocionais nessas partes, porém é em situações que sentimos culpa, seja algo relacionado com pais ou familiares que temos que ter cabeça pra parar e pensar “ Opa, chega!”. E é assim que vai começar, conosco pensando que a situação tem que parar, e temos que se “autoperdoar” de uma culpa que nunca foi nossa, sabemos que é difícil, principalmente na área familiar que existem pessoas pra te pressionar de todos os lados, mas sempre pense com a cabeça e pensem em vocês, e deixem a responsabilidade pra quem realmente tem que ter! Uma coisa pra se aprender é o autoperdão, pois só com ele conseguiremos viver mais leves, e vai ser desse jeito que vamos começar a libertar aquela angústia e remorso, e é o primeiro passo mais importante de muitos para vivermos de uma forma melhor!
Beijocas amigas💋
Ps: Deêm seus feedbacks ❤️
senti que o texto é pra mim. 😩🤍
Adoreiuu